Eventos

eventos ouro preto 3

Ao longo do ano existem numerosos festivais, festas e eventos culturais que incrementam o calendário de Ouro Preto. Verifique aqui as atualizações regulares sobre as últimas notícias e eventos de Ouro Preto. Se você tiver oportunidade de reservar seu hotel ou pousada em Ouro Preto durante algum evento certamente sua visita será melhor aproveitada.

Ouro Preto é uma cidade viva e de grande efervescência artístico-cultural. Diversos eventos escolhem a cidade como palco e tomam as ruas e diversos locais de eventos trazendo um público variado e que se encanta com a cidade. Além dos festivais e eventos atuais que ocupam o calendário da cidade, as tradições são mantidas em diversas festas religiosas tradicionais como, por exemplo, a de Nossa Senhora do Rosário e também a mundialmente famosa Semana Santa, onde as ruas por onde passa o cortejo são cuidadosamente decoradas.

Eventos como o Carnaval, Festival de Inverno, Festival de Jazz, CINEOP dentre outros já são tradicionais na cidade e a cada ano que passa atraem mais participantes para a bela Ouro Preto. 

Festas Juninas
Place: Sede de Ouro Preto e distritos  ( 01 Junho - 30 Junho )

Realizada por todo país, Ouro Preto não poderia ser diferente quando se fala em Festa Junina. O evento é comemorado em várias partes da cidade, e reúne a comunidade ouro-pretana, os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto e os diversos visitantes que vem nessa época conhecer a cultura e a arte da cidade histórica. A festa conta com deliciosas comidas típicas, alegria contagiante com os desfiles das quadrilhas, além das tradicionais fogueiras e barraquinhas. 

festivalFestival de Inverno
Place: Festival de Inverno  ( 08 Jullho - 24 Julho )

O Festival de Inverno é realizado há 50 anos, anualmente no mês de julho e durante o evento várias atividades culturais acontecem em diversos pontos da cidade. O evento reúne shows musicais, apresentações de teatro e de circo, exposições e oficinas de arte. Além de Ouro Preto, as atividades acontecem também em Mariana.

Festa de Nossa Senhora do Pilar
Place: Matriz do Pilar  ( Agosto )

Nesta data os fiéis da cidade se unem para celebrar uma missa especial, para a padroeira da cidade. A população destinou em homenagem a Nossa Senhora do Pilar, seu nome a uma das mais belas Matrizes de Ouro Preto. A programação religiosa é extensa e momento de comunhão dos devotos.

Festa de São Bartolomeu
Place: Distrito de São Bartolomeu  ( 24 Augosto )

A festa conta com uma alvorada de fogos, e uma missa em homenagem ao padroeiro São Bartolomeu. As festividades da cidade iniciam-se no dia 22 e duram até o dia 24 de agosto, com o Santíssimo Sacramento. Além da programação religiosa o distrito fica movimentado com shows musicais e atividades.

Aniversário de Ouro Preto
Place: Ouro Preto - Praça Tiradentes  ( 01 Setembro - 08 Setembro )

Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a cidade contribuiu de forma significativa para a construção da história e da identidade do país, e hoje é um imenso orgulho para seus habitantes. Para festejar o aniversário, no dia 8 de julho, a prefeitura da cidade, juntamente com parceiros, promovem, como encerramento da semana de inúmeras homenagens, um show na Praça Tiradentes aberto ao público.

Festa de Nossa Senhora do Rosário
 ( 01 Outubro- 31 Outubro )
Nossa Senhora do Rosário é uma das santas mais importantes da fé católica no Brasil e o mês de outubro é dedicado a ela. Este festival já comemora 3 séculos desde que foi criado pelos escravos em sinal de devoção à Santa. Este festival tradicional  tem sido feito nos últimos 300 anos e reúne a maioria da comunidade negra de Ouro Preto.
Festa do doze
Place: Ruas e Repúblicas  ( 12 Outubro )

A festa reúne os ex-alunos da Universidade Federal de Ouro Preto que comemora o aniversário da Escola de Minas e acontece em outubro, durante o feriado do dia 12. O evento extrapola os limites da instituição e espalha-se pelas repúblicas de estudantes. Nas boates das casas, o burburinho não tem hora para terminar. Durante o dia, a bagunça acontece nos bares, praças e largos.

Forum das Letras
Place: Ouro Preto  ( 11 Novembro - 15 Novembro )

O Fórum das letras é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com intuito de ser uma interface para o diálogo entre autores e público do evento em um ambiente produtivo. Segundo os idealizadores, o evento tem como foco a promoção da valorização da identidade, da diversidade e da literatura produzida pelos países de língua portuguesa.

Semana do Aleijadinho
Place: Sede de Ouro Preto  (12 Novembro - 18 Novembro )

Aleijadinho foi um famoso artista, mestre arquiteto e escultor, do período colonial mineiro. Considerado por muitos o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil e no mundo. Ele esculpiu dezenas de igrejas em Ouro Preto e seus distritos. Em Mariana, assinou o chafariz da Samaritana e, a Congonhas do Campo, legou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805) e as 66 figuras em cedro (1796) que compõem a Via-Sacra.

Carnaval em Ouro Preto
Place: Ruas e repúblicas de Ouro Preto  ( 17 Fevereiro - 21 Fevereiro )

Tradicionalmente famoso em Minas, o Carnaval de Ouro Preto é hoje consagrado como um dos melhores e mais animados do país. O desfile de Blocos temáticos pelas ruas, shows e festas, tem atraído cada vez mais foliões para a cidade histórica, principalmente jovens, que se misturam à população universitária residente e garantem muita diversão e gente bonita.

Semana da Inconfidência
Place: Praça Tiradentes  ( 16 Abril- 21 Abril )

Em homenagem à sua atitude de luta e honestidade pelo movimento da Inconfidência Mineira, que no dia 21 de Abril, a cidade de Ouro Preto homenageia todos os anos, seu principal líder, Tiradentes, através de uma cerimônia civil na praça da cidade. A celebração tem palco na Praça Tiradentes e culmina no dia 21 com a transferência simbólica da capital do estado de Belo Horizonte para Ouro Preto.

semaaSemana Santa
Place: Semana Santa   ( 17 Abril - 24 bril )

Estar em Ouro Preto na época da Semana Santa significa vivenciar um roteiro de arte, fé e cultura. A tradição remonta ao séc. XVIII e a procissão do Enterro ultrapassa a noite. Um tapete de flores e serragem, com mais de dois quilômetros, é confeccionado nas ruas pela população, ligando as matrizes de Antônio Dias e do Pilar. 

Festa da Santa Cruz
Place: Bairro Antonio Dias - Ouro Preto  ( 01 Maio - 03 Maio )

A celebração acontece com festa junina, barraquinhas e a tradicional fogueira. Os fiéis soltam fogos, há levantamento de mastro e na ocasião praticam o bucólico footing. A Festa de Santa Cruz, também conhecida como a Festa do Amendoim, e é realizada na Ponte de Antônio Dias e Largo de Marília. A tradicional festa reúne os moradores do bairro em um momento de confraternização.

Semana de Artes da UFOP
Place: Vários pontos da cidade  ( 04 Maio - 12 Maio )

O evento consiste na união entre teatro, música, exposições e cinema, todos distribuídos por diversos pontos da cidade de Ouro Preto. É com a parceria entre os estudantes de Artes Cênicas e Música, com a Universidade Federal de Ouro Preto e a prefeitura da cidade, que Ouro Preto promove todos os anos a Semana de Artes.

Showcases

Background Image